Schedule: Monday - Friday 09:00 - 17:00

For Appointments: 1-800-1234-5678

FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES DA SOCIEDADE CIVIL

KUWUKA JDA CAPACITA MEMBROS DO FOCIEMO SOBRE CICLO DE PROJECTO

No âmbito do fortalecimento de capacidades da sociedade civil, a KUWUKA JDA capacitou no dia 24 de Setembro de 2019 os membros do Fórum da sociedade civil de coordenação sobre a Industria Extractiva em Moatize (FOCIEMO) sobre ciclo de projectos, visando munir os membros das associações e OCBs que trabalham na advocacia sobre direitos das comunidades locais nas áreas afectadas pela indústria extractiva no distrito de Moatize, de ferramentas de planificação e gestão de projectos. A capacitação foi facilitada pelo Sr. Camilo Nhancale, director executivo da KUWUKA JDA e foram capacitados activistas comunitários em representação das OCS e associações locais das comunidades de Benga, Mualadzi, Capanga, 25 de Setembro, e Cateme, totalizando 17 activistas, dos quais 8 do sexo femininos e 9 do sexo masculino.
Camilo Nhancale realçou que a definição da visão, que constitui o grande sonho que a organização pretende ver como mudança de longo prazo é crucial e deve guiar a estratégia da organização. A missão deve ser definida como o que a organização irá fazer para responder ao seu sonho. O objectivo de um projecto deve estar alinhado ao grande objectivo organizacional, e aos objectivos específicos. Para o efeito deve-se identificar o problema e depois mapear os actores e parceiros, devendo estes serem de influência (os qiue pretende influenciar) e os de criação de capacidades (os que pretende capacitar) para desenvolver acções que respondam ao objectivo de impacto (a mudança pretendendida). Este tipo de abordagem é denominada abordagem baseada em resultados.
A capacitação surge visando dotar as organizações da sociedade civil e OCBs parceiras da KUWUKA JDA em moatize de capacidades para poder desenhar programas e acções de advocacia concentrada, coordenada e colectiva, para troca de conhecimento, aprendizagem e tornar-se um grupo vibrante na influência da governação, enquanto se tornam organizações fortes e sustentáveis, capazes de buscar parcerias e financiamento de seus programas ao longo do tempo.